top of page

JOÃO BATISTA E PEDRO SIMÃO – DOIS ESPÍRITOS EM UMA DIVINA MISSÃO

Atualizado: 14 de jan. de 2021


Sentimos a necessidade de refletir sobre a vida desses dois personagens da história messiânica do Cristo. João Batista e Simão Pedro são citados de forma clara e repetidas vezes nos relatos evangélicos de Mateus, Marcos, Lucas e João. E o que nos chama a atenção é a importância que a conduta de ambos exercem sobre a pregação do evangelho antes, durante e depois da passagem terrena do Cristo entre os homens.

Os quatro evangelistas relatam a importância do nascimento de João Batista em igual destaque ao nascimento de Jesus, com o objetivo de que o estudo do evangelho nos faça observar a obra desse espírito que ficou conhecido como a reencarnação do profeta Elias.

Lucas em seu evangelho narra que Maria, mãe de Jesus, após saber que Deus a escolhera para ser genitora do Salvador, foi visitar sua prima Isabel, mulher de idade avançada, casada com Zacarias um idoso sacerdote. Lá chegando recebeu a notícia de que, por graça de Deus, Isabel que era considerada estéril, também estava grávida e daria a luz a um filho. Criança que segundo a tradição nasceu em 24 de junho do mesmo ano em que Jesus veio ao mundo e recebeu o nome de Jokanaan (João em aramaico).